Renúncia.

“Quem renuncia a Deus, tem que renunciar também ao abrigo do templo” – Friedrich Nietzsche

O dicionário define “Renunciar” da seguinte forma: latim renuntio, -are, anunciar em resposta, expor, proclamar, revogar, abandonar, desistir, não querer, deixar de acreditar.

 Cada renuncia requer mais força para agüentar as conseqüências do que coragem para renunciar… Abandonar o abrigo do templo é enfrentar tudo que virá sem recorrer ao que antes confortava, fazia bem. Nem tudo aquilo que renunciamos é de todo ruim, existe em tudo, ou quase tudo, um lado positivo que nos sustenta, é só quando esta sustentação é insuficiente que sentimos então a necessidade de renunciar. Só renunciar não basta, é preciso força para ir em frente.

 Posso dizer que é nesta fase da vida que me encontro, uma fase de renúncia. Eu não estou renunciando a Deus, estou renunciando a algumas opiniões que não cabem mais, a alguns sonhos que não possuem mais razão de ser, a algumas atitudes que nada acrescentam, a algumas pessoas que não se encaixam.

 As renúncias foram feitas, a força vem crescendo e só me resta buscar o novo, de novo. Inconstante sempre, sem objetivos e sonhos… nunca!.

PS¹ Saudade de soltar idéias assim…

PS² Esse post vai pra Vermelha do meu coração, que entende perfeitamente essa loucura chamada Tassia e pra Diaba que sumiu numa motocicleta!

PS³ Eu não consigo inserir imagens, mudar de fonte e afins aqui!

4 comentários

  1. porcodalua · março 29, 2010

    sim, eu sou vermelha e apoio tudo que vc redigiu.
    renuncias matam, e ao mesmo tempo ressucitam!
    e isso que vale…
    roleta russa de sentimentos!

    e procuro a solidão como o ar procura o chão…
    beijos mil

  2. vani batista · junho 7, 2010

    Renunciar ao templo,como pode alguém renunciar a sí próprio? não existe templo separado do homem,como também não existe Deus separado do âmago de cada um. Nietzcshe também falou: se não estou pescando nada não sou eu que não sei pescar,FALTAM OS PEIXES. “os lábios da sabedoria estão fechados,exceto aos ouvidos do conhecimento” Hermes Trimegistrus.

    • roxoinconstante · agosto 9, 2010

      ta, e agora quem vai comentar no meu blog?

      esse post nos gerou horas de filosofia né? bem agora que vc havia deidido ler Nietzsche!

      Fica aí de cima, e me ajude a filosofar!

      Beijo baby

Deixe um comentário

