É minha manhã de folga, eu sento para meditar. O dia está lindo, tem sol e ainda tá fresquinho.

Em posição de lótus, começo o pranayama. O cachorro me pede carinho arranhando com força, interrompo a prática, abraço, dou um beijo na testa e acomodo a criatura ali na metade que sobra do tapete.

Estou na metade dos exercícios, sinto que as tensões começaram a aliviar.

O gato mia insistentemente, se aproxima, se esfrega em mim e deita no meu colo. Abro os olhos, abraço o bichano e peço que se retire, ele decide que vai me massagear mesmo assim.

Retomo ainda assim. Vem o outro gato, invejando aquele ali que me aperta, deita no mesmo colo. Ronrona e cheira meu rosto. Juro que vou ficar quietinha até que eles desistam.

Não tem jeito, interrompo tudo quando vem o terceiro gato. Traz uma lagartixa. O cachorro e ele brigam pela presa já morta. Era um presente pra mim, virou pivô de uma guerra.

Levanto brava, brigo com eles, enrolo o tapete, entro em casa.

Nessa hora, tem um cachorro e cinco gatos a minha espera. Encho os potes de comida, eles ignoram e se põe, em comitiva a me seguir. Mal deito na cama, estão todos no meu quarto, os que não deitam em cima de mim, se apertam do meu lado.

Minha paciência acabou. Parece lindo, mas eles não me dão sequer a chance de andar sem tropeçar num deles.

Adianto a ida ao trabalho, tomo meu banho. Entro no quarto, escolho uma roupa e enquanto me visto minha mãe entra, com aquela maneira bruta de escancarar a porta. Dispara a falar de coisas que nem lembro, mas certamente não dizem respeito a mim ou a ela.

Saio de casa mal humorada. Enquanto manobro o carro, minha mãe acena, o cachorro faz cara de tristeza, os gatos ficam esparramados no gramado com olhar atento. Eles queriam que eu ficasse, mas saio mesmo assim.

Sorrio e aceno. Por hoje só me resta exercer a gratidão, este será meu principal exercício.

Deixe um comentário

